html templates

MATERIAL EDUACATIVO

Como escolher um nome para seu domínio?

Se você ainda não definiu nenhum nome, pense nas possibilidades que vão surgindo. Se essa decisão é compartilhada com outras pessoas, peça para que cada um selecione ao menos 5 sugestões de nomes para o projeto.

como escolher um domínio

A escolha do nome do domínio do seu site tem uma enorme influência sobre a visitação da página.  Um bom nome que possa ser memorizado trará benefícios a longo prazo e permitirá que o site seja encontrado facilmente. Por outro lado, uma escolha mal feita trará prejuízos ao seu negócio.  O maior perigo deste prejuízo reside no fato de que ele será imperceptível. Muitos empresários proprietários de endereços na internet escolhem nomes difíceis de serem lembrados e divulgados nem se dão conta que esté é o problema.

Pense em todas as possibilidades

Se você ainda não definiu nenhum nome, pense nas possibilidades que vão surgindo. Se essa decisão é compartilhada com outras pessoas, peça para que cada um selecione ao menos 5 sugestões de nomes para o projeto.

Por mais que a escolha de um nome de domínio possa ser uma tarefa simples e relativamente fácil, há algumas questões que precisam ser levadas em consideração como:

Legalidade

O nome de domínio do seu site deve estar de acordo com as leis vigentes e não pode infringir qualquer aspecto legal. O nome do seu site não pode incitar ódio, preconceitos ou fazer menção a ações ilícitas.

Disponibilidade

Obviamente que o nome de domínio para ser registrado deve estar disponível. Sendo assim, não faça planos nem crie nada antes de confirmar que aquele nome que você está buscando está disponível para registro. Você pode utilizar uma ferramenta de Nome de Domínio para facilitar essa busca.

Originalidade

Este é um dos aspectos mais difíceis na escolha de um nome de domínio, pois escolher um nome legal (em todos os sentidos), disponível e original é uma tarefa árdua. Faça uma pesquisa massiva e analise todas as possibilidades que combinam com o seu negócio.

Domínio .com ou .com.br

Se você tem um negócio ou projeto com foco apenas no Brasil e não tem nenhuma pretensão de expandi-lo globalmente, a extensão .com.br é a opção ideal para o seu nome de domínio.

A explicação é simples: As pessoas possuem o hábito de digitar o .com.br e ir contra isso é criar uma barreira desnecessária para o seu negócio.

Você pode comprar o mesmo nome de domínio com a extensão .com para fins de segurança e para impedir possíveis plágios, mas tenha-o apenas para fins de redirecionamento em casos de usuários que não tenham certeza sobre o endereço do seu site.

Crie um nome curto e memorável

Sabe aquele site que todo mundo já decorou e memorizou? Pois é assim que acontece com nomes curtos e de fácil entendimento. O tamanho do nome de domínio pode ser a peça-chave para torná-lo memorável, pois nomes curtos são mais fáceis de serem decorados e consequentemente mais memoráveis.

A escolha certa do nome tem tudo a ver com o processo de Naming que é uma área dentro do Branding que se encarrega pela elaboração e desenvolvimento de nomes para marcas e empresas. Vale a pena aprender um pouco mais sobre essa área, pois saber algumas técnicas pode ajudar muito no processo de escolha do seu nome de domínio.

Evite letras maiúsculas, números e hifens

Se você quer começar fazendo uma péssima escolha de domínio, use números, letras maiúsculas e hífens em seu nome. As pessoas não estão habituadas com essas variações e nem ao menos irão se lembrar de colocar letra maiúscula ou hífens para encontrar um site.

Por mais que os números sejam mais fáceis de lembrar são poucos os sites que possuem numerais em seu nome de domínio, por isso são mais propensos ao erro ou podem gerar confusão no usuário. Sendo assim, só use números se realmente for necessário para a marca ou se não tiver outra escolha.

Cuidado com as variações de nomes

Se o nome da empresa ou da marca é um tanto diferente ou é parecido com outras palavras no seu modo de escrever ou na sua sonoridade, tenha muito cuidado com o nome de domínio que será registrado.

A semelhança entre as palavras ou entre os sons pode gerar confusão no usuário e fazer seu site perder tráfego. Novamente, uma boa escolha do nome da marca pode evitar esse tipo de problema e não gerar dúvidas no cliente de que aquela empresa encontrada é de fato a empresa que ele procura.

Simplifique ao máximo o seu nome de domínio

Fuja de estrangeirismos desnecessários ou de nomes com significado muito confuso. Se você precisa contar uma grande história apenas para explicar qual é o seu tipo de negócio, sinto-lhe dizer que você está no caminho errado.

O melhor nome de domínio deve causar identificação logo no primeiro momento e não deixar dúvidas sobre do que se trata a empresa ou projeto. Não caia na tentação de escolher nomes muito “descolados” ou porque estão na moda. Pense no seu público e simplifique ao máximo o seu nome de domínio, tanto em pronúncia como na forma escrita.

Relacione o nome do produto ao domínio

Se você não quer relacionar o nome da empresa, mas sim o produto ou o serviço que ela comercializa, dê ênfase à palavra-chave ao escolher o seu nome de domínio.

Quer um exemplo? Imagine uma indústria que produz chocolates e tem como um dos seus produtos um chocolate chamado “Chocolast”. A maioria dos seus clientes já está familiarizada com o produto, mas mal sabe qual é a empresa que está por trás da sua fabricação.

Ao invés da empresa registrar o seu nome de domínio usando o seu nome oficial (Indústria Latina de Produtos Alimentícios) ela cria um site usando o nome do seu maior produto: www.chocolast.com.br.

Isso ocorre muito no caso de indústrias e empresas que possuem diversos produtos, principalmente produtos alimentícios onde o foco principal está nos produtos e não na empresa em si.   

Prepare-se para novas possibilidades

Você está todo empolgado porque encontrou um nome de domínio bacana e que se encaixa perfeitamente nos seu objetivos de negócios, porém você percebe que há alguns problemas.

Você descobre que aquele nome está disponível, mas uma empresa detém o direito de marca e ninguém mais poderá usá-lo.

Ou descobre que o nome de domínio está passando por um processo de liberação no Registro.br e só será liberado daqui há algum tempo.

Você também percebe que o nome que você encontrou já existe em outro país e isso pode gerar problemas judiciais grandiosos no caso de uso indevido de marca.

Enfim, você chega à conclusão de que tudo foi em vão e tem que começar a pensar num nome novamente. É chato eu sei, mas isso pode acontecer. Infelizmente!

Para evitar esse tipo de confusão, lembre sempre de utilizar uma ferramenta de Nome de Domínio.

Seu domínio deve ter relação com seu negócio

Essa dica parece um tanto óbvia, mas ainda existem casos em que o modismo fala mais alto e prejudica todo o projeto. Ainda pegando carona no exemplo da empresa fictícia que produz chocolates, já imaginou se o seu dono resolve registrar um nome de domínio assim: “industrialatina.com.br”.

Não haveria nada de errado em si com o nome, porém para o consumidor final esse domínio é um tanto vago e não gera identificação alguma, pois não está claro o que a empresa produz nem ao menos o seu segmento de atuação. O nome em questão pode fazer referência à praticamente qualquer coisa ou qualquer segmento.

Dessa forma, crie identificação com o seu público e deixe o mais claro possível qual é o tipo de negócio da sua empresa. Ah, e comece isso já na escolha do nome do domínio.

Evite certas ações

A última dica do nosso artigo é justamente sobre o que você deve evitar na escolha de um nome de domínio;

Combinações estranhas

Evite combinar palavras que possuam sonoridade ou podem gerar outras palavras de natureza estranha ou até mesmo obscenas. De início pode parecer engraçado, mas com o tempo pode transmitir descrédito e desconfiança por parte dos consumidores e usuários.

Nomes de domínios longos

Nomes longos são mais suscetíveis a erros e desistência por parte dos usuários. Se o seu negócio possui inevitavelmente um nome mais extenso procure abreviações ou até mesmo repense sobre o nome da sua empresa.

Em geral, evite nomes de domínios com mais de 3 palavras ou de difícil escrita. Já pensou que enfadonho seria para o usuário ter que digitar “www.casadascanetasazuis.com.br”

Marcas registradas

Este é um conselho bem drástico: fuja de marcas registradas!

Se você não quer ter sérios problemas, nem pense usar nomes de marcas que são protegidos por lei, pois o prejuízo poderá ser grande.

Palavras que geram dúvidas

Palavras que possuem grafias complicadas ou mais de um significado também entram na lista negra dos nomes a serem evitados. Tudo que pode gerar confusão e dúvidas nos usuários deve ser evitado.

Conclusão

Por fim, você percebeu que a escolha do melhor nome de domínio envolve diversos fatores e encontrar um nome ideal não é uma tarefa muito simples.

É preciso analisar diversos fatores e pensar estrategicamente para não fazer escolhas erradas e comprometer todo o negócio, pois o sucesso de um bom nome de domínio está justamente na sua capacidade de sintetizar uma organização em apenas algumas palavras. 

registro.br

O que é registro.br?

O Registro.br cuida do registro de nomes de domínios, da administração e da publicação do DNS (Sistema de Nome de Domínios) para o domínio ".br", além dos serviços de distribuição e manutenção de endereços Internet.

por que as empresas quebram

Como começar um negócio do zero?

Antes de começar qualquer empresa você precisa realizar
as etapas de formalização e abertura do negócio. Esse
momento é bastante burocrático, mas pode ser facilitado
com algumas dicas importantes.

.com.br ou .com

Qual domínio registrar .com ou .com.br?

Se você pretende algo profissional, e quer ganhar dinheiro com seu site, o melhor a fazer é saber qual tipo de domínio registrar. Tecnicamente não exite diferença entre o .com e o .com.br.


qual domínio escolher

Como escolher um nome para seu domínio?

O nome de domínio é o seu nome na Internet, a forma como as pessoas vão encontrar o seu negócio e por isso saber escolher o nome faz toda diferença.