free responsive site templates

MATERIAL EDUACATIVO

Como começar um negócio do zero parte 01

A abertura da empresa deve ser iniciada depois de o
empreendedor definir qual ideia colocará em prática,
coletar as informações necessárias, determinar o local para
realização das atividades e juntar o capital necessário para
começar a empreender.

como começar um negócio do zero

Número de empresas criadas no 1º tri de 2017 é recorde, diz Serasa Experian
Entre janeiro e março foram criados 581.242 novos empreendimentos no país, maior número registrado desde 2010, e 12,6% superior ante o 1º tri de 2016.

No primeiro trimestre do ano foram criadas no país 581.242 novas empresas, maior número para o período desde 2010, começo da série histórica do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. O número é 12,6% superior ao registrado no mesmo período de 2016, quando ocorreram 516.201 nascimentos.

Em março, o número de empresas criadas também foi recorde em relação a todos os meses de março desde o começo da série histórica em 2010: 210.724, 19,5% superior em relação a fevereiro, quando surgiram 176.319 novos negócios e 14,2% maior que o registrado em março de 2016 (184.560).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recorde apresentado no surgimento de novas empresas no país continua sendo determinado pelo chamado “empreendedorismo de necessidade”. Desta forma, com as taxas de desemprego muito elevadas, desempregados acabam abrindo negócios como forma de geração de renda, sobretudo no setor de serviços.

Porém, nem todo mundo está preparado para começar um negócio. De  acordo com o IBGE, apenas 53,8% das empresas sobrevivem após quatro anos de existência. Isso demonstra que é preciso se dedicar e estar preparado para as dificuldades desse processo.

Para ajudá-lo nessa tarefa, criaremos uma série de artigos que mostrará como  estruturar um negócio digital do zero. Você conhecerá as questões legais, como criar site e blog, atrair visitantes, gerar leads, emitir notas fiscais e ainda as obrigações que terá.   Compreendendo todos esses aspectos, você estará pronto para, não só  abrir a sua empresa, mas ter sucesso no negócio! 

ABRINDO A EMPRESA
Antes de começar qualquer empresa você precisa realizar  as etapas de formalização e abertura do negócio. Esse momento é bastante burocrático, mas pode ser facilitado com algumas dicas importantes. A abertura da empresa deve ser iniciada depois de o empreendedor definir qual ideia colocará em prática, coletar as informações necessárias, determinar o local para realização das atividades e juntar o capital necessário para começar a empreender. 
Depois de tudo isso, é preciso saber qual é o regime jurídico  do negócio, que nada mais é do que a constituição da empresa, quem são os sócios, participação de cada um e algumas outras informações que constarão no contrato social. O regime jurídico pode ser:

  1. Empresário Individual (EI) - empreendedor é responsável pela empresa e responde pelas dívidas de forma ilimitada. O capital social necessário para começar o negócio é de, pelo menos, R$ 1 mil; 
  2. Empresa Individual de Responsabilidade -  o empreendedor é responsável pela empresa, mas não responde pelas dívidas com seu patrimônio pessoal. Exige-se um capital social mínimo de no mínimo 100 vezes um salário mínimo em bens ou dinheiro. O montante deve estar disponível para a quitação de dívidas, se necessário;
  3. Sociedade Limitada (Ltda): - a composição é feita por dois ou mais sócios que investem dinheiro e/ou bens avaliáveis com a finalidade de formar o capital social. Recomenda-se que o capital social seja de R$ 1 mil, sendo que a responsabilidade de cada sócio é limitada pelo valor do capital social.
Além disso, também é preciso analisar as
atividades que serão realizadas, porque será  necessário fazer o registro do cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Cada CNAE 
vai corresponder a uma atividade e, além disso,  são eles que vão definir quanto você pagará em impostos. Pode ser escolhida mais de uma atividade, sendo que cada uma terá uma alíquota correspondente. 
Esse é o último passo - definir o regime tributário  da empresa. Nesse caso, a escolha é entre os seguintes regimes: 
# Simples Nacional: mais simplificado, no qual  os impostos são reunidos em uma única guia e pagos em conjunto. A alíquota pode variar de 4,5% a 19,5% do faturamento, de acordo com a atividade; 
# Lucro Presumido: pode ser escolhido por  qualquer empresa. O pagamento de impostos chega a aproximadamente 16,33%. Por isso, é recomendável para atividades cujo pagamento seja acima de 17% no Simples Nacional.
Nesta lista você encontra todas as atividades que  podem ser enquadradas no Simples Nacional e suas respectivas alíquotas. Em seguida, basta reunir os documentos para abrir a empresa. Basicamente, é necessário ter em 
mãos CPF e RG dos sócios, certidão de casamento  (quando for o caso), comprovante de endereço e número da inscrição imobiliária do endereço no 
qual a empresa estará localizada.

NESSE PERÍODO, VOCÊ PODE APROVEITAR
PARA REALIZAR OUTRAS ATIVIDADES
IMPORTANTES AO SEU NEGÓCIO DIGITAL,
DEIXANDO TODOS OS PROCESSOS
ENCAMINHADOS PARA INICIAR A
OPERAÇÃO DAS ATIVIDADES.

Veja a seguir as etapas que você pode dar atenção  enquanto ainda realiza o processo burocrático.

Próximo artigo! Como você vai abrir uma empresa digital,  precisa ter um site. E isso requer o registro de um domínio, que é o endereço do site na internet. Por exemplo: www.seunegocio.com.br.

Créditos: Universidade rockcontent

registro.br

O que é registro.br?

O Registro.br cuida do registro de nomes de domínios, da administração e da publicação do DNS (Sistema de Nome de Domínios) para o domínio ".br", além dos serviços de distribuição e manutenção de endereços Internet.

por que as empresas quebram

Como começar um negócio do zero?

Antes de começar qualquer empresa você precisa realizar
as etapas de formalização e abertura do negócio. Esse
momento é bastante burocrático, mas pode ser facilitado
com algumas dicas importantes.

.com.br ou .com

Qual domínio registrar .com ou .com.br?

Se você pretende algo profissional, e quer ganhar dinheiro com seu site, o melhor a fazer é saber qual tipo de domínio registrar. Tecnicamente não exite diferença entre o .com e o .com.br.


qual domínio escolher

Como escolher um nome para seu domínio?

O nome de domínio é o seu nome na Internet, a forma como as pessoas vão encontrar o seu negócio e por isso saber escolher o nome faz toda diferença.